sexta-feira, 15 de junho de 2012
Solenidade Sagrado Coração de Jesus
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Festa de Santo António
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Trilho de Maria
"Vem Caminhar até Maria!"
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
As Cinco Chagas do Senhor
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-lmY_UZQicHPdIogseMDxNQAd6HMDPRHr1Ovaw0bsf863MI8Ss3rQvpmb6mKEbYv2zz2PiTDAFpB6ldvlUbdn-pive_LU87skpa8XsXjd4vgWiEOjny-QQNCGvsmUL031sp5wEoG1xIg/s400/sinal_2.jpg)
Avelãs de Caminho, 7 de Fevereiro de 2012
As Cinco Chagas do Senhor – Festa em Portugal
Irmãos do GJMAC, afilhados do GMG, amigos do GMTT e GMC, Irmãs de São José de Cluny e amigos,
Vivemos hoje a Festa das Cinco Chagas do Senhor. O culto desta Festa remonta ao início da nacionalidade de Portugal. Tamanha importância sempre foi dada às Cinco Chagas do Senhor, que a própria bandeira nacional ainda hoje as sustenta. Assim esta devoção valeu uma festa particular para Portugal a partir de Bento XIV que se celebra a 7 de Fevereiro de cada ano.
Esta Festa muitas vezes diluída, nas demais festas litúrgicas tem, para mim, um especial significado. O facto deve-se ao acto que representam as chagas. As quatro primeiras da crucificação lembram a entrega que Jesus fez por cada um de nós. E por fim, mas não menos importante, o coração trespassado, entrega e sinal de Amor pela humanidade. E nós o que fazemos quando um simples espeto nos toca? Reclamamos e ficamos irrequietos. E nós missionários quando temos percalços de missão, porque tanto resmungamos quando Jesus foi trespassado nos pés e nas mãos e por fim no peito sem nada nos pedir em troca e para nos salvar?
Deixo-vos, para reflexão, um excerto do hino das vésperas de hoje:
Cinco Chagas, cinco fontes
Com água de vida eterna,
Onde as almas sequiosas
Podem matar a sede!
Depois de ressuscitar,
Guardou Cristo estes sinais
Do combate Glorioso
Em que venceu o inimigo;
Para que as chagas visíveis
Mostrasses às gerações
A ferida invisível
Do amor mais forte que a morte;
Vivamos esta Festa, das marcas da Salvação da Humanidade, com a alegria missionária que sempre nos acompanha, que sempre a devemos trazer em cada dia.
Deste vosso Amigo,
Micael Vidal
(Coordenador do GJMAC)