"Tens Tudo a Dar, Não Percas Tempo..." - (Lema 2011/12)

sábado, 22 de outubro de 2011

Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2011

Avelãs de Caminho, 18 de Outubro de 2011

Festa de São Lucas Evangelista

Irmãos e amigos do GJMAC,

Celebramos este mês dedicado às Missões. É um mês maior para todos os missionários mas que não se torne este mês um acto isolado “o próprio Dia Mundial Missionário não constitui um momento isolado no curso do ano, mas é uma ocasião preciosa para nos determos e meditarmos se e como respondemos à vocação missionária; uma resposta essencial para a vida da Igreja.” (Mensagem do PP Bento XVI – Dia Mundial das Missões 2011)

Assim, sejamos conscientes do serviço que nos é pedido, “através da participação co-responsável na missão da Igreja, o cristão torna-se construtor da comunhão, da paz, da solidariedade que Cristo nos concedeu, e colabora para a realização do plano salvífico de Deus para toda a humanidade. Os desafios que isso implica chamam os cristãos a caminhar juntamente com os outros, e a missão faz parte integrante deste caminhar com todos.”

Estar em missão é extremamente importante pois “a missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece! A nova evangelização dos povos cristãos também encontrará inspiração e apoio no empenho pela missão universal» (João Paulo II, Enc. Redemptoris Missio, 2).

A Missão é uma inquietude interior, “não podemos permanecer tranquilos ao vermos que, depois de dois mil anos, ainda existem povos que não conhecem Cristo e ainda não ouviram a sua Mensagem de salvação.

Além disso, está a aumentar o número daqueles que, embora tenham recebido o anúncio do Evangelho, já o esqueceram e abandonaram, já não se reconhecem na Igreja; e muitos ambientes, também em sociedades tradicionalmente cristãs, são hoje refractários a abrir-se à palavra da fé. Está em curso uma mudança cultural, alimentada também pela globalização, por movimentos de pensamento e pelo relativismo imperante, uma mudança que leva a uma mentalidade e a um estilo de vida que prescindem da Mensagem evangélica, como se Deus não existisse, e que exaltam a busca do bem-estar, do lucro fácil, da carreira e do sucesso como finalidade da vida, mesmo em detrimento dos valores morais.” (Mensagem do PP Bento XVI – Dia Mundial das Missões 2011).

Irmãos e amigos, “pensemos na honra que Deus nos concede chamando-nos a torná-Lo conhecido , amado e servido em terras que tanto precisam.” (Ana Maria Javouhey carta 716). Nunca esqueçam que as “terras que tanto precisam” começam por aquela em que vivemos, aquelas onde passamos, a missão hoje faz-se diariamente em todo o lado, quer na igreja quer fora dela, quer no hospital quer na feira, quer na sala de aula quer na praxe, quer aos irmãos mais novos quer aos pais e avós… Jesus Cristo precisa de nós todos os dias para espalhar a Boa-Nova do Reino de Deus.

Saudações Missionárias,

Micael Vidal, Coordenador do GJMAC

Paróquia de Santo António – Diocese de Santa Joana Princesa

Sem comentários:

Enviar um comentário